Menu

Você prefere viver iludido ou desiludido?

04 DEZ 2017
04 de Dezembro de 2017

Antes que você responda algo, talvez isto possa lhe ajudar: Ilusão, é um sonho ou coisa efêmera. Desilusão, é a perda do sonho ou viver desenganado.

Excetuando-se pelo fato de que desilusão é estar sendo enganado e ilusão é viver no engano, esses vocábulos bem que poderiam ser suprimidos de nossa Língua Portuguesa. É o que veremos!

Mas se você ainda está pensando na resposta da pergunta acima, eu vou adiantar-lhe a minha:_ nenhuma das duas condições desejo, por isso o fato da supressão sugerida.

Ambas são maléficas, se vividas na íntegra; mas, parcialmente,  até que se extrai algo útil. Pois, viver com sonho (ilusão), nos impulsiona a conquistas. Viver desenganado, ou seja, não sendo enganado, também é muito bom!

O caso aqui é ambíguo, e a Academia Brasileira de Letras deveria rever tais termos.

Outra maneira de entendermos a citada falácia, é analisando a seguinte história: Um andarilho percorrendo um deserto debaixo de um sol causticante, de repente para e vê um oásis a poucos metros a sua frente, isso é uma ilusão; de ótica para ser mais exato.

Decorrido alguns instantes, o malfadado percebe seu engano, pois, ao andar mais alguns metros, sua prazerosa visão se desvanece. Só aí ele percebe sua desilusão.

E ai? Qual das duas situações trouxe algum proveito para o solitário andarilho?

Bom, mas não se sinta "desiludido" ( ou não seria iludido?) se você novamente não puder dar até aqui uma resposta. Quero deixar algo que não tem nenhuma sombra de variação, confusão, ilusão ou desilusão: A Palavra de Deus. Ela é a bússola e lâmpada para os nossos pés, pois nela encontramos:"Deixando, pois, toda malícia, e todo engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações, desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que, por Ele, vades crescendo, se é que já provastes que o Senhor é benigno. E, chegando-vos para Ele, a Pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa,  vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo. Pelo que também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a Pedra principal da esquina, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido. {ou envergonhado}. (1º Pedro 2:1 a 6).
Voltar


Tenha você também a sua rádio